Minha Loja Virtual

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Dicas de Colagem


Como falamos no outra postagem existe vários tipos de colas, as mais utilizadas são: Cola quente, cola de contado, cola de E.V.A e cola instantânea. Separei algumas dicas para cada cola, veja abaixo:

·         Cola Quente: É muito utilizada em artesanato em geral, é eficiente, porém temos que ter alguns cuidados. Ela é uma cola que solta muitos fiozinhos, deixa alguns relevos e para alguns trabalhos não é resistente.

Eu a utilizo mais na finalização das peças como em apliques, botões, tecido, etc.

Dica: A cola quente tem secagem rápida por isso ao aplicar a cola, cole a peça rapidamente. Para evitar que solte muitos fios, inclusive se queimar com eles, aplique a cola e antes de levantar a pistola dê uma leve pressionada no bico, limpando o excesso de cola.
 
 
 
·         Cola de contato: A famosa cola de sapateiro. Ela tem muitas vantagens como, seca rapidamente, sua colagem é bem resistente, cola quase todo tipo de material (com exceção de isopor que ela derrete) e deixa um melhor acabamento.  Sua desvantagem é que ela é toxica e uma vez colada, se for preciso descolar, ela acaba rasgando a peça. Ou seja, se colar colou! É a que eu mais utilizo para fazer lembrancinhas por ser resistente, assim entrego as peças com a certeza que ela chagará do mesmo jeito que saiu.

Por ser uma cola tóxica e seu cheiro é bem forte, recomendo que utilize máscara, trabalhe em ambientes abertos e arejados, e não a utilize por muitas horas seguidas.

Dicas: Passe a cola na peça e deixe secar uns 10 a 15 segundos antes de colar. Dependendo da quantidade de cola que usou. Essa cola gruda mais fácil quando está secando, assim você não precisará ficar segurando a peça para fixar. E a cola não irá vazar para as laterais, dá um melhor acabamento.

Para colar E.V.A grosso o ideal é passar a cola nas duas partes e depois colar.

Não ganho nada por recomendar essa marca, mais como experimentei outras e não gostei, indico essa. Além de ela ser mais branquinha (tem umas que fica amarelo muito forte) a colagem é mais forte.


 

 ·         Cola de E.V.A: Hoje no mercado já encontramos com uma maior facilidade colas próprias para Eva. Não são tóxicas, e dão um bom resultado nas peças. Sua desvantagem é que demoram em secar. Algumas precisam de 24hs para secar completamente. Então, para quem trabalha com uma produção bem intensa, acaba deixando de usas essas colas.

Dica: Utilize essa cola para fazer apliques mais simples. Passe uma camada de cola, não muito grossa, e deixe secar um pouquinho antes de grudar. Evita as peças ficarem saindo do lugar e você ter que ficar segurando.




·         Cola intantânea: Essa cola também é uma boa opção, porém seu custo é mais alto. Ela cola com apenas uma gotinha. Muito boa para apliques como, lacinhos, pedrinhas, botões, mas como ao colar eva precisamos passar cola em toda a extencão da folha, gasteremos muita cola.



Mais dicas??? Fique a vontade para deixar seu comentário...
Grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário