Minha Loja Virtual

sábado, 27 de setembro de 2014

O que você precisa saber para começar

Nessa postagem vou descrever as 10 primeiras coisas que você precisa saber antes de começar a trabalhar com E.V.A.
Algumas delas aprendi na internet, outras por experiência própria. Hoje quero dividir com você!
Caso tenha mais algumas dicas, fique a vontade para dividir com a gente...

Vamos começar....

1º Como conservar a folha de E.V.A

Guarde sempre suas folhas abertas, por maior que seja, isso evita que as dobras marquem o E.V.A. Dessa forma você poderá aproveitar a folha ao máximo para seus trabalhos.

2º Limpando a folha de E.V.A

As vezes acontece de comprarmos folhas com algumas sugerinhas, não tem problema, basta lavá-las com esponjinha e detergente neutro. Para retirar o sabão, você poderá pôr debaixo da torneira mesmo ou retirar com pano úmido. Não coloque para secar no sol, ele pode manchar. Basta deixar em um local que corra vento.

3º Tipos de folhas de E.V.A

Hoje no mercado podemos encontrar muitas opções de folhas, com texturas, tamanhos, estampas e cores diferentes. Veja algumas opções que retirei da Net.

Folhas de Musgami /EVA
EVA Handwork, EVA Craft, EVA Sheet (EVS0814)
EVA Foam Craft for Kids Cutting Game (EVS0813)

 EVA Printing Sheet

Tipos de cola

As colas mais utilizadas são: Cola quente, cola de contato (cola de sapateiro), cola instantânea e as colas de E.V.A (encontradas nas papelarias e super mercado).  Cada uma possuem suas vantagens e desvantagens. Você decidirá com qual gosta mais de trabalhar.

Tipos de cortadores

Você poderá utilizar estiletes, tesouras de corte, tesouras de picotar, furadores, placas de corte, etc.  Há também máquinas de corte próprias para E.V.A. Você saberá qual o melhor para utilizar dependendo da sua necessidade.

Colorindo E.V.A

O E.V.A aceita tintas acrílica, de tecido, canetas permanentes ( aquelas para CD e DVD), giz de ceira, maquiagem, lápis de cor aquarelável.

Riscando o E.V.A

Riscar o E.V.A facilita muito na hora de cortar. Algumas pessoas utilizam palito de churrasco, lapiseira sem grafite, lápis bem clarinho, o importante é marcar o E.V.A de forma visível ao corte.
Dica: Caso você prefira utilizar canetas ou lápis, risque o molde do lado avesso, assim quando for utilizar a peça, o lado riscado ficará para trás. Evita que as linhas riscadas apareçam em seu trabalho.

Moldes

Para fazer um molde, basta desenhar em uma folha mais grossa (como cartolina e papel cartão), recortar e passar cada parte para o E.V.A. Se você não for muito bom em desenho a dica é, imprima a figura desejada em folha comum, recorte cada pedaço desmontando a figura. Se necessário imprima várias cópias, para retirar todos os detalhes. Depois é só colar na cartolina e recortar novamente.
Dicas: Você poderá imprimir em uma folha mais grossa, tipo 60kg, assim não precisa colar na cartolina.
Lembre-se de escrever nas peças o nome das partes, por exemplo; braço esquerdo, perna direita, facilita na hora de montar.
Imprima também uma figura extra para servir como modelo pronto, assim não tem problema se esquecer como era a figura original.

Guardando o material

Trabalhar com E.V.A requer muita criatividade, por isso quanto mais opções de folhas e acessórios você tiver, mais poderar criar. Então reserve, caixa para guardar retalhos, gaveteiros para guardas colas, tesouras, alicates, prateleiras para que as folhas fiquem guardadas abertas, prateleiras para suas peças prontas, pastas pra guardar seu moldes, depósitos com divisórias para peças pequenas como botões, lacinhos, fitinhas. Ter seu material organizado e sempre a mão irá contribuir na hora da criação.

10 º Retalhos, sobras de E.V.A

E.V.A além de ser um material barato e é 100% aproveitável. Guarde suas sobras, elas podem servir para apliques pequenos, como bolinhas, para montar mosaicos, para encher almofadas ou peças que requer enchimentos. A dica é: guarde os retalhos separados por cor, assim você ficará mais atendo na hora de utilizar.

Obrigado por Visitar meu Blog!!! Aguardem mais dicas nas próximas postagens....
Um grande abraço!!!

3 comentários:

  1. Bom dia
    Meu nome é Claudia Novais moro no Rio de Janeiro tenho 51 anos, obrigada pelas dicas estou entrando nesse mundo do eva e estou gostando muito.
    Deus a abençoe sempre

    ResponderExcluir
  2. Muito muito bom ... já fiz o curso de e.v.a porém me afastei e hj quero retomar e não sabia como começa e aqui me ajudou muito, obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo adorei muito obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir